5 dicas para comprar presentes online

Presentes Online

O hábito de comprar presentes online está se tornando cada vez mais frequente entre os brasileiros. A atitude demonstra que, além de mais seguros ao realizar transações pela internet, os consumidores estão também mais dispostos a buscarem alternativas econômicas e práticas na hora de fazer suas compras. Mas, mesmo com tanta comodidade, é fundamental estar atento para não desperdiçar dinheiro ou acabar se prejudicando de alguma forma. Confira 5 dicas valiosas para comprar presentes online sem preocupações e ainda contando com benefícios!

1 – Como escolher a loja de presentes online?

 

 

A principal dica para ter sucesso nas compras online é essa: conheça a loja. Busque sobre a qualidade dos produtos que ela vende, assim como a agilidade no atendimento e resolução de problemas e dúvidas. Para isso, antes de mais nada, é importante fazer um tour pelo site, conferindo a disposição e descrição dos produtos, se tem ou não loja física e se oferece benefícios progressivos ou na primeira compra, por exemplo.

2 – Pesquise sobre as diversas condições da compra

Prazos, trocas, formas de pagamento… São muitas variáveis para realizar a compra de presentes online. Não deixe de levar em consideração algumas condições antes de seguir enchendo o carrinho na internet! Listamos as principais para você:

Confira datas e prazos

Se a compra dos presentes online forem para alguma data ou evento específico, como aniversários ou casamento, procure realizar a compra com pelo menos 90 dias de antecedência. Assim, você não corre o risco de greves das empresas de envio, atrasos ou até extravio de mercadorias. Neste caso, é melhor pecar pelo excesso (de antecedência) do que pela falta.

Política de trocas: um item importante

Outro item que gera insegurança na hora de comprar pela internet (e que muitas vezes freia o consumidor de comprar presentes online) é a preocupação com as trocas. Para evitar dores de cabeça neste sentido, procure ler com atenção a descrição do produto e evitar a troca. Pesquise no site da loja a tabela de medidas, cores disponíveis e todas as variáveis que puder para não precisar realizar trocas. Mas, caso precise trocar o produto, ou ainda se o presenteado preferir, é sempre melhor estar informado sobre os procedimentos, condições e prazos.

Formas de pagamento

Geralmente as compras de presentes online são realizadas usando cartão de crédito, por ser uma opção prática, que frequentemente conta com programas de fidelidade e que permite parcelamento. Mas, se você ainda não tiver segurança para finalizar a compra, uma dica é testar a loja comprando pouco e com boleto bancário. Se a experiência for positiva, considere utilizar outras formas de pagamento.

Presentes Online

3 – Proteja seus dados

No ambiente digital, segurança é palavra de ordem! Por ser frequente ouvir falar sobre casos de fraude e furto de dados, muita gente ainda sente um pouco de receio ao comprar presentes online. Mas, com algumas precauções simples, é possível comprar pela internet com segurança e tranquilidade! Anote essas dicas:

Não informe dados desnecessários

Dados como nome completo, identidade, CPF e endereço são, geralmente, solicitados ao efetuar a compra de presentes online. Mas, se desconfiar que a solicitação de dados vai além, ou se, por exemplo, se estende a outros membros da família, desconfie. Se senhas forem solicitadas fora do site seguro do banco responsável, abandone imediatamente a compra.

Certifique-se de que o site é seguro

Sites seguros sempre contam com um ícone referente a um cadeado na barra de endereço do navegador. Nunca forneça informações a páginas que não tenham o ícone! Além desta, uma dica fundamental é nunca realizar compras de presentes online em computadores fora de casa. Por último, procure manter sempre seu antivírus atualizado!

Pesquise sobre a reputação da loja

Fazer uma rápida busca com o nome dela em sites como o Reclame Aqui, Procon ou Confiômetro é quase que obrigatório antes de uma realizar uma compra em ambiente digital. Confira se há reclamações e quais os principais motivos delas. Além disso, não abra mão de conhecer as redes sociais das lojas e checar o tratamento que elas dão aos seus consumidores.

Leia depoimentos de outros consumidores

Ainda nas redes sociais é possível verificar os comentários dos consumidores. Nem sempre eles são negativos, às vezes, são apenas sugestões de melhorias. Mas fique alerta ao que está sendo dito, especialmente quanto a questões como prazos e qualidade de entrega dos presentes online.

4 – Compras no exterior

Com a popularização do cartão de crédito internacional, as opções de compras de presentes online por meio de sites estrangeiros cresceu consideravelmente. Mas, apesar do benefício da facilidade, a segurança deve ser redobrada quando a compra for realizada em sites fora do Brasil. Se possível, confira a experiência de outros consumidores e desconfie de preços muito baixos. Além disso, considere o fato de que o prazo de entrega pode ser maior e, por isso, programe-se. Leve em consideração os valores em dólares, euros e outras moedas em relação ao real brasileiro, a fim de evitar confusões e sustos com o cartão de crédito.

5 – Fidelidad0e e incentivos

Ao comprar presentes online você também pode conseguir economizar e ainda conquistar outros benefícios. Uma dica infalível é utilizar comparadores de preços facilmente encontrados no Google, como o Zoom e o Buscapé. Além disso, procure sempre pagar à vista, caso a loja inclua encargos no parcelamento. Procure usar cupons de desconto para primeira compra e não abra mão de programas de fidelidade, pois, a longo prazo, podem oferecer descontos e outras vantagens a clientes fidelizados.

E você, toma algum cuidado extra ou tem alguma outra dica para na hora de comprar presentes online? Deixe a sua resposta nos comentários!

One thought on “5 dicas para comprar presentes online

  1. Pingback: 5 presentes criativos para surpreender os pais - Fina Estampa

Comentários não permitidos.