6 dicas para escolher presentes diferentes

presentes-diferentes-capa

Trocar presentes é uma delícia, não? Mas apesar de ser algo tão prazeroso, algumas pessoas têm dificuldades de escolher presentes diferentes em ocasiões especiais, como aniversários, Natal e outras datas comemorativas. E dependendo da proximidade, do contexto, do valor que se pretende investir no item, realmente é necessário gastar um pouco mais de energia.

Mas, a boa notícia é que oferecer presentes pode ser tão legal quanto receber! Para te ajudar na árdua missão de presentear de forma criativa e surpreender em datas especiais, elaboramos uma lista com 7 dicas. Você nunca mais vai errar no presente!

1. Entenda que o presente é uma poderosa forma de comunicar

Um truque que pode te ajudar a escolher presentes diferentes em diversas ocasiões é a compreensão do que é presentear. Na Bíblia, por exemplo, os três reis magos presentearam o menino Jesus na ocasião de seu nascimento.

Cada um dos presentes oferecidos tinham um significado: O ouro simbolizava as riquezas da realeza e a proteção de Deus; já a mirra em óleo foi ofertada para fazer a limpeza do corpo de Jesus e protegê-lo de doenças; o incenso, por sua vez, foi levado para dar proteção através da crença, da fé e da oração.

Assim, fica evidente que presentear é, acima de tudo, uma ótima forma de comunicar. Quando você presenteia, você transmite uma mensagem e se a pessoa for mais sensível, ela vai entendê-la.

Essa concepção chega a ser meio óbvia, mas a tendência é esquecermos disso ao escolhermos o presente. Geralmente, focamos primeiro no objeto e, posteriormente, na mensagem enviada.

Enquanto alguns itens expressam saudade e intimidade, outros podem ressaltar a criatividade do presenteado ou demonstrar gratidão e admiração. Sempre tenha em mente o que você quer expressar ao oferecer um presente, para que ele tenha ainda mais valor para a pessoa que for presenteada.

2. Pensando em presentes diferentes? Que tal oferecer uma experiência?

Normalmente, quando pensamos em presentes, pensamos em objetos criativos. Eles são marcantes, já que têm o poder de trazer a memória o momento especial e, claro, a pessoa que presenteou. Além disso, são ótimas opções para decorar, usar e etc. Mas já parou para pensar que experiências também são ótimos presentes?

Uma viagem, um dia em um spa, um passeio de barco e diversas outras experiências que você sabe que seriam valiosas para o presenteado são ótimas alternativas para quem quer inovar.

presentes-originais
Presentes diferentes fazem a alegria de quem recebe e marca qualquer data

3.Liste tudo que você sabe que a pessoa ama

Seu presenteado ama animais? Talvez ele ou ela seja um aficionado pelo universo geek. Quem sabe você precise caprichar na escolha de objetos decorativos para apaixonados por arte. Vale a pena conhecer a fundo as escolhas, paixões e preferências culturais da pessoa que vai receber o presente.

Todo mundo tem uma paixão e, caso a escolha seja mais difícil por se tratar de alguém mais reservado ou algo assim, vale a pena pesquisar se ele ou ela apoia alguma causa. Oferecer seu apoio também pode ser uma forma de surpreender e encantar seu presenteado.

4. Pergunte e busque informações

Hoje, graças às redes sociais, é bem mais fácil buscar informações sobre pessoas e suas preferências. Em casos de pouca (ou até nenhuma) aproximação com quem vai receber o presente –  em casos como amigo oculto ou aniversários de colegas de empresa, por exemplo, vale a pena pesquisar preferências entre amigos em comum e na internet.

Também é importante não ter vergonha de deixar seu presenteado à vontade para realizar trocas.

5. Inspire-se!

Aproveite para entrar em lojas físicas e online e ficar por dentro de tendências do mundo dos presentes criativos! A loja Fina Estampa, por exemplo, é uma das referências em presentes diferentes, para pessoas com gosto refinado e apaixonadas por arte, artesanato e itens exclusivos.

Procure objetos que tenham a ver com o próprio estilo da pessoa, bem como entenda a paleta de cores que ela geralmente usa. Uma pessoa mais sóbria, que geralmente usa elementos em metal, cinza ou branco, dificilmente gostará de acessórios étnicos, por exemplo.

Entenda que presentes diferentes, que surpreendam, não precisam ser o oposto do que a pessoa usa no dia a dia. Pode ser algo ousado dentro do estilo dela. Encontrar esses elementos é o grande (e incrível!) desafio de presentear bem!

6. Personalizar é uma forma de diferenciar presentes

Mesmo que o presente seja comum, é possível apresentá-lo de uma maneira diferente. Seja por meio do embrulho, ou formar um kit, a ideia da personalização é interessante por tornar todos os presentes diferentes, sejam quais forem.

O que você achou das nossas dicas para oferecer presentes diferentes? Conte pra gente suas preferências na hora de presentear!

Acompanhe novidades do mundo do home decor e dos presentes criativos em nosso site e redes sociais!