7 ideias para a decoração de quarto pequeno

decoração-de-quarto-

Ao longo dos anos, casas e apartamentos têm ficado cada vez mais reduzidos e, por esse motivo, é necessário ser criativo na arrumação. Mas a decoração de quarto, mesmo os pequenos, pode ser autêntica e funcional. Vale apostar nos detalhes para obter um resultado inesperado sem gastar muito tempo.  

Mesmo aparentemente desafiadora, a decoração de espaços pequenos pode ser aconchegante e, de quebra, resultar em um ambiente mais amplo. Basta lançar mão de criatividade e alguns truques simples.

Confira 7 formas simples para deixar os quartos pequenos cheios de estilo, beleza e conforto!

Defina a paleta de cores

Embora as cores escuras ofereçam personalidade e clima diferenciado a qualquer ambiente, para espaços menores, é aconselhável investir nas cores claras. Elas conferem maior sensação de amplitude do que os tons mais escuros.

Mas isso não significa que você vai ter de deixar o ambiente monocromático: você pode escolher toques de cor para os móveis ou elementos decorativos específicos. Se preferir a cor de uma forma menos sutil, escolha uma parede para receber o destaque.

Não subestime o poder da iluminação na decoração de quarto pequeno

Alguns elementos favorecem o conforto a ambientes pequenos e a iluminação correta é uma das principais formas de oferecer essa sensação. Assim, vale a pena investir em luz natural sempre que possível.

Muito mais do que a preocupação estética está o conforto visual. Por isso, é importante que a claridade do cômodo seja indireta e uniforme, de maneira que atividades como leitura e uso de computador ou celulares não sejam prejudicadas.

decoração-de-quarto-2
A iluminação adequada tem papel fundamental na decoração de quarto pequeno

Invista em almofadas e tecidos

Almofadas são elementos fundamentais para o conforto de quartos e ambientes de descanso ou descompressão. Além de confortáveis, elas complementam o espaço com cores e estampas diferenciadas.

Mantas e tecidos diversos também complementam o décor. Invista em itens no mesmo tom da roupa de cama, mas com texturas diferentes para criar um efeito inesperado e elegante. Mas tudo vai depender do estilo adotado para o quarto: decoração minimalista, por exemplo, pede escolhas monocromáticas, enquanto espaços boho ou cheios de humor podem ousar no mix de estampas e cores.

Objetos decorativos na medida

Quanto a quadros, esculturas e objetos de decoração, vale a pena entender que menos é mais. Ao escolher os elementos, evite a poluição visual e invista na qualidade das escolhas. Tenha o conforto como principal objetivo.

Objetos amontoados, dispostos muito próximos ou prateleiras cheias podem conferir uma sensação de espaço muito apertado e desconfortável. Se você contar com muitos itens, vale a pena usar prateleiras e nichos ou até mesmo manter alguns guardados em caixas ou guarda-roupas.

Aproveite o potencial das paredes

Enquanto as paredes são fundamentais para a decoração de quarto, os espelhos são verdadeiros aliados de espaços pequenos. Por isso, invista neles e capriche na escolha dos elementos de destaque da parede oposta. Objetos decorativos e de uso pessoal também podem ser colocados em prateleiras e nichos.

Outra possibilidade incrível que as paredes oferecem é a instalação de abajures e luminárias. Além de economizar espaço, elas deixam o ambiente organizado, leve e até maior.

Cuidado na escolha dos móveis

Móveis sob medida são ideais para ambientes pequenos, já que eles são planejados com o objetivo de ampliar o espaço. Mas, caso não haja a possibilidade desse investimento, vale a pena lançar mão de alguns truques. Um deles é manter a linha da altura dos móveis mais baixa, a fim de criar a sensação de pé direito maior.

Uma dica valiosa é investir em móveis embutidos ou até os do tipo “2 em 1”, como um puff que também pode ser utilizado como um baú, por exemplo. Uma dica importante é evitar armários com porta de abrir, já que elas podem acabar prejudicando a circulação pelo quarto.

Seja estratégico ao aproveitar os espaços

Sabe aquele cantinho que você nunca reparou ao olhar seu quarto? Talvez ali possa caber algum elemento decorativo ou ter alguma arrumação específica, como uma arara de roupas ou até uma mesa para home office.

Vale a pena treinar o olhar para imaginar novas possibilidades para a decoração de quarto. Por isso, planeje, peça ajuda, busque referências.

Percebeu que com criatividade e planejamento é possível caprichar na decoração de quarto pequeno? Basta optar pelo móvel mais adequado, caprichar na decisão das cores e aproveitar o espaço disponível de acordo com o seu estilo.

Se você gosta das nossas dicas, assine nossa newsletter para estar sempre por dentro de conteúdos atualizados sobre decoração e presentes!