A beleza e ousadia das máscaras africanas no decor

máscaras africanas 1

É crescente a inclusão da máscara africana na decoração e isso mostra muita coisa! É interessante observar que parece que a cada dia o mundo se interessa mais pela África. O continente que apresenta imensa diversidade étnica, cultural, social e política em seus quase 30 milhões de quilômetros quadrados têm chamado cada vez mais atenção de diferentes tipos de pessoas.

E é claro que esse olhar em direção ao continente africano se dá pela curiosidade criada pela ancestralidade e variedade cultural do continente. A África é um lugar rico em simbologia, significados e rituais.

Mas muito se tem falado sobre o continente africano recentemente em discussões sobre o racismo, pela origem dos jogadores franceses da Copa do Mundo e em memória ao centenário de Nelson Mandela. A África tem marcado presença nas redes sociais, na boca e no imaginário do mundo todo.

No Brasil, nada disso é novidade, já que a presença da África é diária: ela está presente na nossa cultura, da música à culinária, passando pela religião e história.

E é tanta referência que até na decoração de casas e estúdios a África está marcando presença. São gravuras, máscaras e esculturas marcantes produzidas pelo povo africano.

E esse texto é em homenagem à maravilhosa decoração étnica, proveniente dos arredores do Kilimanjaro. Se você também é fã da África e, mais especificamente, dos mistérios dos diferentes tipos de máscara africana, continue a leitura!

máscaras africanas 2
Confira tudo sobre a decoração com máscaras africanas

Significados da máscara africana

Antes de mais nada, é importante saber que a palavra “máscara” tem origem no latim mascus ou masca, que pode ser traduzido por “fantasma”, ou no árabe maskharah, entendido como “palhaço” ou “homem disfarçado”.

Assim, as principais funções de uma máscara são disfarçar, identificar e esconder. Inicialmente, as máscaras tinham a função de caracterizar durante rituais, bem como representar antepassados e seres sobrenaturais.

Atualmente, a máscara faz referência a esses momentos e expressões considerados sagrados, especialmente em religiões animistas. Diferente da expressão artística ocidental, a arte africana é vista como algo mágico pelos africanos, até religioso. E, dentro das artes do continente, as esculturas são consideradas as principais manifestações, sendo reconhecidas mundialmente.

Para os africanos, a máscara representava um disfarce místico, capaz de absorver forças mágicas dos espíritos e utilizá-las em benefício da comunidade, desde a cura de doentes, até em cerimônias de iniciação.

O sentido da máscara africana diz muito sobre a comunidade na qual ela foi produzida. Portanto, respeitar o contexto cultural é entender os traços particulares deste importante item decorativo e não esvaziá-lo de sua essência.

Características das máscaras africanas  

A pluralidade apresentada anteriormente é o que forma a alma da máscara africana. Cheia de mistério, a maioria delas é feita de madeira e modelada com uma faca afiada. E até a predileção pela madeira tem uma explicação ligada à fé e à espiritualidade: os africanos acreditam que as árvores são guardiãs de poderes mágicos.

Produzidas artesanalmente, as máscaras frequentemente apresentam feições distorcidas e geralmente maiores do que as normais. Algumas delas também representam animais e seres híbridos.

Na decoração, as máscaras africanas são capazes de conferir um toque misterioso ou descontraído à decoração, dependendo do modelo. Ao mesmo tempo que elas criam um aspecto rústico ao ambiente, elas também podem criar um aspecto reconfortante. Tudo vai depender da criatividade e disposição dos elementos como um todo na decoração. Frequentemente trazidas de viagens pela África, as máscaras se encaixam no contexto de objetos presentes na decoração afetiva.

Mas, atenção: mesmo deixando o ambiente cheio de personalidade, é necessário tomar muito cuidado para decorar na medida certa, evitando excessos. É que em grandes quantidades, as máscaras africanas podem sobrecarregar o ambiente. Dê preferência a espalhar os itens pela casa, caso tenha muitas delas.

Presentes diferenciados

As máscaras  provenientes do continente africano são também uma ótima forma de presentear, especialmente os apaixonados pela cultura africana! Já pensou em sair da caixa ao oferecer presentes para mentes criativas? As máscaras africanas podem ser destaque tanto na sala, quanto no quarto e até no escritório de amigos viajantes ou apaixonados por elementos diferenciados no decor!

E você? É fã da ousadia e beleza das máscaras africanas na decoração? Aproveite para conhecer a loja Fina Estampa, que sempre traz elementos decorativos diferenciados e exclusivos para você!

Acompanhe o blog e redes sociais da Fina Estampa para mais novidades e dicas diferenciadas do universo da decoração e presentes!