Decoração de sala: como criar a composição ideal

decoração de sala

A decoração de sala precisa ter tudo a ver com os donos, ressaltar sua a personalidade e seus gostos. Selecionar os itens para a composição ideal pode até parecer complicado, mas com alguns truques e muito bom gosto, é possível definir o estilo sem dificuldade. Focar na harmonização e lembrar que menos é mais é o segredo para uma decoração de sala impecável.

Embora o ambiente possa funcionar como cartão de visitas da casa, é preciso lembrar que a sala de estar também é um espaço de interação, refeições e relaxamento. Por este motivo, vale investir em elementos-chave, marcantes e até ousados, mas também é preciso escolher objetos funcionais e confortáveis para compor o ambiente. É possível montar um estilo único para seu living lançando mão de apenas alguns elementos e referências. 

Confira as principais dicas para não errar na decoração de sala! Listamos 8 dicas incríveis para transformar sua casa e te inspirar!

Planejando a pintura e decoração da sala

Existem tantas possibilidades de cores, texturas e efeitos, que tomar decisões é uma das tarefas mais árduas.

O primeiro de tudo é analisar a sala e levar em consideração as cores dos móveis, comprimento das paredes e espaço como um todo. Além disso, vale a pena listar os possíveis móveis da sala, acessórios e objetos que pretende utilizar.

O tipo do revestimento de chão também pode ser definido nesta etapa. Quanto mais informações você tiver do que deseja no projeto, mais fácil será escolher os elementos seguintes. Contar com essas informações iniciais já vai delinear o estilo do ambiente e vai tornar mais fácil decidir sobre cor e próximas etapas.

decoração de sala 1
Listamos algumas dicas incríveis para sua decoração de sala

Não subestime o poder da iluminação em um ambiente

A iluminação correta tem o poder de revelar o que o espaço tem de melhor. Busque enfatizar texturas da parede, quadros e outros artigos de decoração dos quais você goste.

Experimente luminárias e spots de luz para direcionar o foco da iluminação de acordo com as suas necessidades e preferências. Vale a pena brincar com a luz e as possibilidades de tonalidades.

Tapetes, almofadas e puffs deixam tudo mais aconchegante

Eles complementam a decoração, proporcionam conforto e charme ao ambiente. Os tapetes são bonitos, elegantes, confortáveis e deixam a sala ainda mais agradável de se estar. Já os puffs são descolados e descontraídos, ideais para quem recebe muitos amigos em casa de uma só vez.

Se optar por uma decoração minimalista, procure investir em itens monocromáticos, de preferência nas cores preto, branco ou cinza. E, se quiser, adicione um toque de cor. Se preferir uma decoração mais alegre e vibrante, busque uma paleta de cores quentes, com laranja, vermelho e tons de azul.

Demais elementos da decoração de sala

O sofá é a estrela da sala e disso ninguém duvida. Por este motivo, invista em um modelo de qualidade e que confira personalidade à sala de estar. O tecido, a cor e a estampa (ou ausência dela) são escolhas que afetam diretamente no conceito de toda a sala.  

Se optar por uma mesa de centro, busque materiais e estilos que criem sinergia com o ambiente. Em termos gerais, madeiras conferem aspecto mais rústico ao ambiente, enquanto aço escovado dá um ar moderno e descontraído.

Escolha bem os enfeites e objetos decorativos pela mesa, prateleiras e estantes da sala. Livros de viagem, fotografia ou moda podem ficar espalhados pela mesa, para um ambiente mais descolado e contemporâneo. Deixá-los expostos nas estantes, com aparadores divertidos, vai ajudar a deixar o ambiente mais leve e jovial.

Se gostar de artesanato, vale a pena expor as peças na sala ao lado de peças de design. A estante é o móvel perfeito para exibir as obras e criar a melhor composição. Além de funcional e ideal para organização, a peça é poderosa o suficiente para transformar a sala completamente. 

Nas paredes, vale a pena optar por espelhos, fotografias e quadros decorativos. Cada um desses elementos precisam ser selecionados cuidadosamente, a fim de transmitir a personalidade dos donos da casa e criar um ambiente mais intimista e acolhedor.

Qual a sua dica para uma decoração de sala ainda mais especial e marcante? Acompanhe o blog e redes sociais da Fina Estampa para mais novidades e dicas diferenciadas do universo da decoração e presentes!  

One thought on “Decoração de sala: como criar a composição ideal

  1. Pingback: Miniaturas: decoração do seu jeito - Fina Estampa

Comentários não permitidos.