Decore com objetos que contam história

objetos 1

Uma casa decorada com autenticidade, reflete a personalidade, o jeito e os gostos pessoais dos donos. Por isso, vale a pena investir em uma decoração personalizada, cheia de memórias, cores, elementos e objetos que façam sentido para os moradores da casa. O resultado é um ambiente muito mais original e aconchegante, que deixa os convidados encantados e os donos confortáveis e felizes.

Assim, a decoração afetiva é um termo que vem ganhando cada vez mais notoriedade entre os aficionados por design de interiores. O conceito prega que as memórias podem (e devem!) ficar espalhadas pelo lar, criando assim um ambiente que é a própria extensão dos donos.

O resultado é um espaço peculiar, marcante e, é claro, único. Então, vem ver mais sobre a decoração afetiva, que foca em objetos que contam história!

objetos 2
Objetos que contam histórias, como a Bicicleta Decorativa, disponível na Loja Fina Estampa

Pequenos objetos que contam grandes histórias

As referências universais de arte, moda, cultura, esportes e o que mais interessar os donos da casa é que tornarão a decoração marcante e fora do básico. Assim, vale a pena deixar objetos antigos e repletos de significados expostos em mesas, prateleiras e outros locais de destaque.

Uma peça garimpada, resgatada da casa dos avós, ou algum item estimado pelos pais podem ser a estrela da sua sala. Elementos decorativos feitos artesanalmente feitos por você ou por alguém que você ama, objetos de viagem e outros itens cheios de significado merecem ser admirados pelos seus convidados!

E são esses pequenos detalhes que tornarão sua casa única, interessante e fiel a seu estilo. Além de tudo, por reaproveitar esses itens o conceito da decoração afetiva pode sair mais em conta.

Mistura do antigo com o novo

Mescle as referências de “novo” e “velho” a fim de compor a decoração do ambiente em cada detalhe. Seja nos móveis, nas cores das paredes, nas texturas dos tecidos, nos objetos decorativos ou na estrutura, a escolha vai depender de você e de seu estilo. Você pode usar uma mesa com um design arrojado e contemporâneo, acompanhada de cadeiras retrô, com madeira envelhecida, por exemplo.

Vale reunir materiais diferentes, como aço e madeira, acabamento rústico com elementos sofisticados, couro e tecidos delicados, para um resultado mais inesperado ainda. Aproveite para repaginar os móveis antigos, a fim de deixar a mistura entre novo e velho maior e o contraste ainda mais evidente.

Valorização de artistas locais

Quantos artesãos são desconhecidos no Brasil, mas quando descobertos internacionalmente, passam anos trabalhando lá fora e fazendo sucesso? O artesanato nacional é riquíssimo e cheio de cores, materiais e criatividade. Vale a pena valorizar a “prata da casa”, os artistas brasileiros.

A valorização do artesanato faz bem à própria arte brasileira, à economia local e também ao seu decor. Peças artesanais geralmente são únicas. Assim, por não serem reproduzidas em larga escala, é provável que você adquira uma peça exclusiva, deixando sua casa ainda mais autêntica.

objetos 3
Outra ideia para decorar sua casa com objetos marcantes. A boneca Frida é inspiradora e dispensa apresentações. Disponível na Loja Fina Estampa.

Cada ambiente torna-se um pequeno cenário

Priorize sua história, suas experiências e preferências. Deixe que sua sala mostre seus filmes prediletos, seus projetos e criações, enquanto o quarto se encarrega de revelar um pouco dos seus sonhos.

Não hesite em deixar livros aparentes, quadros decorativos cheios de estilo na parede e presentes que tragam à memória pessoas e momentos especiais expostos. Tenha em mente que sua casa é seu recanto e ela pode traduzir não apenas sua vida, mas sua essência em cada cantinho e detalhe. A decoração afetiva é aquela que tem que ter a cara de quem vive naquele endereço.

O que você acha de objetos que contam histórias na decoração? Deixe suas impressões nos comentários!

Acompanhe nosso blog e redes sociais para saber muito mais sobre moda e decoração de uma maneira surpreendente e original!