Esculturas: confira como decorar com originalidade

esculturas 2

Consideradas como a terceira das artes clássicas e muito presentes na cultura grega e romana, as esculturas podem tomar capítulos e mais capítulos de livros da história da arte. Imponentes, elas foram criadas em homenagem a grandes deuses, reis e fatos.

Migrando do status de obra de arte inalcançável ou monumentos, as esculturas deixaram de ser exclusividade em ruas e museus, sendo adaptadas para a decoração residencial. Elas representam ótimas maneiras de decorar com estilo e criatividade.

O ambiente fica sofisticado, elegante e diferenciado, cheio de referências interessantes e objetos que marcam e contam histórias.

Além disso, é inegável que escolher os itens para a decoração de sala é uma das partes mais divertidas do processo de arrumação da casa nova.

Existe uma infinidade de temas e materiais para esculturas cada vez mais surpreendentes. Gesso, pedra, madeira, ferro, mármore e muitas outras matérias-primas podem dar origem a belas esculturas. Quanto à produção, técnicas como a cinzelação, fundição e modelagem são algumas das mais comuns.

Então, continue a leitura para entender um pouco mais sobre a beleza e originalidade das esculturas no home decor!

esculturas 1
Uma das esculturas disponíveis na loja Fina Estampa

Características do ambiente e das esculturas influenciam no resultado final

Utilizar esculturas para decorar interiores é uma forma de renovar os ambientes de um jeito surpreendente e com excelente custo-benefício. Ao contrário do que muita gente pensa, as esculturas não precisam ficar restritas apenas à sala e quarto. A cozinha, a sala de jantar, a varanda e até os lavabos podem ser diferenciados contendo uma peça.

Mas, para que o ambiente se torne agradável e harmônico é preciso, antes de tudo, definir o estilo. Clássico, clean, rústico, moderno, romântico, ou industrial são alguns dos principais. Saber qual a predominância é uma ótima forma de imaginar os elementos a serem dispostos.

Se o objetivo for obter um visual clean, aposte nas cores neutras e em formas geométricas. Elas são belíssimas e criam ilusões de ótica interessantes de maneira sutil e sem prejudicar a contemplação dos demais elementos visuais do ambiente.

Espaços mais rústicos são ideais para receberem esculturas de animais que combinam com diversos tipos de plantas e cactos. Ambientes minimalistas, por exemplo, podem receber esculturas retrôs e monocromáticas.

Cores, materiais e tamanhos das esculturas

As cores das esculturas precisam ser levadas em consideração. A cor branca é muito associada à tranquilidade e paz, combinando, assim, com ambientes internos que exigem concentração e calma. As cores vermelha e amarela, por exemplo, são alegres e, por isso, ornam perfeitamente em ambientes festivos, como sala de estar e áreas externas. Vale a pena pensar nessas características antes de selecionar os enfeites.

Os materiais influenciam na escolha do local especialmente por uma questão de conservação. Modelos de ferro fundido, por exemplo, apresentam uma resistência maior e visual mais clean, já que, geralmente, são produzidos com uma única cor. Peças de cerâmica, por sua vez, são frágeis e delicadas, ideais para decorações em ambientes internos.

O design e o tamanho da peça precisam estar de acordo com a decoração, para que não afete o estilo e a composição do ambiente.  Estátuas menores são utilizadas em decorações mais detalhadas, geralmente em nichos, ao lado de miniaturas. Já as opções maiores combinam perfeitamente em ambientes amplos ou áreas abertas.

esculturas
Escultura também disponível nas lojas Fina Estampa

Iluminação para realçar esculturas

Investir na iluminação do ambiente, com spots e luminárias é o toque final.  Dependendo do tipo e local do ponto da luz, as esculturas receberão sombras que poderão valorizá-la ou não. Fique sempre atento a esse detalhe.

Você tem alguma preferência quanto o assunto é decorar com esculturas? Conte para nós nos comentários!

Acompanhe o blog e redes sociais da Fina Estampa para mais novidades e dicas diferenciadas do universo da decoração e presentes!