Hygge: saiba mais sobre a tendência

hygge

Olhar para culturas diferentes faz muito bem à saúde mental e, paradoxalmente, revela muito sobre cada um e a relação com o mundo ao redor, com os quais já existe afinidade. E uma das tendências de lifestyle mais interessantes que apareceram recentemente é o hygge, que vem das terras geladas da Dinamarca.

A tendência Hygge (cuja pronúncia é huga) visa o aconchego, o conforto e a simplicidade em todos os aspectos da vida. O momento simples de alegria é o principal valor desta tendência. Existem relatos do uso da palavra (que não tem tradução para o português, mas pode ser entendido como “bem-estar”) já no século XIX, na literatura dinamarquesa.

O conceito é considerado parte do DNA da nação da Dinamarca, mas fez sucesso no Reino Unido após a publicação de vários livros sobre o assunto. O buzz em relação à palavra gerou curiosidade nas pessoas em fóruns e sites e, consequentemente, gerou aumento de buscas sobre o assunto no Google.

Se um dinamarquês for explicar o conceito de hygge para ele, a resposta, provavelmente, seria algo como “sentar próximo a uma lareira em um dia frio, bebendo chá ou chocolate quente, conversando sobre algo leve e divertido com um amigo”.

A tendência parte do pressuposto de que não é necessário ter muito para ser feliz. É possível encontrar satisfação na simplicidade e, talvez por isso, os dinamarqueses sejam considerados o povo mais feliz do mundo.

Assim, o conceito perpassa a estética, ele representa uma reconfiguração do estilo de vida. Seja na decoração da casa, na moda ou nas redes sociais, as boas vibrações e a tranquilidade devem ser prioridade na vida, em detrimento do acúmulo de bens materiais ou agitação.

Confira mais sobre o estilo e como aplicá-lo em diversos aspectos do cotidiano, para viver mais feliz, de maneira simples, porém cheia de pequenos prazeres!

hygge
Confira tudo sobre o estilo hygge, que valoriza os pequenos prazeres da vida!

Hygge na decoração

A ideia do hygge na decoração é criar um espaço calmo, acolhedor e que transmita boas sensações aos donos da casa e aos convidados. O “ser” no lugar do “ter” é a dica.

Um ambiente convidativo, clean, com leve toque de cor e iluminação natural é tipo da tendência hygge. Almofadas, puffs, tapetes volumosos e confortáveis são complementos perfeitos pelo conforto, aconchego e beleza.

Vale aproveitar e compartilhar com amigos e familiares experiências simples, felizes e reconfortantes. Por isso, o ambiente deve ser funcional e clean. Excessos de cores e objetos devem ser evitados. O estilo mistura nostalgia e romantismo, mas cheio de atitude e otimismo.

Cores neutras são perfeitas para o estilo. Elas combinam com objetos decorativos em preto, branco e cinza e materiais como aço escovado, porcelana e madeira.

Livros, canecas e vasos de plantas são complementos perfeitos para a decoração hygge, que preza pelas pequenas alegrias da vida. Quanto às texturas e tecidos, vale investir em itens que tenham toque macio e acolhedor. Mantas, tecidos, cobertores, sofás e jogos de cama bem confortáveis e de qualidade são mais valorizados no estilo.

Quadros decorativos simples, mas de bom gosto podem ser incorporados ao hygge. Eles precisam estar contextualizados ao ambiente, sem pesar. Vale a pena optar por frases, fotografias ou pinturas monocromáticas.

Outros elementos que criam o ambiente hygge perfeito e alegram o coração são as velas. Elas iluminam com delicadeza, criando um ambiente intimista muito aconchegante, ideal para bater papo com os amigos em dias frios.

Hygge na moda

Por ser importado da Dinamarca, é impossível discordar que o inverno combina muito mais com o hygge que o verão. Por isso, aproveite o clima mais ameno dos meses de junho a agosto para apostar no estilo!

Não abra mão de meias de lã, casacos grandes, volumosos ou com efeito matelassê e blusões bem quentinhos, ideais tanto para dormir quanto para encarar um dia cheio. Gorros, ponchos e cachecóis arrematam o estilo hygge, mantendo o corpo todo aquecido

Quanto às cores, no hygge também predominam as claras. Tons pastéis, cinza, branco e rosé dominam os looks, mas nada impede que detalhes em cores vivas e contrastantes sejam bem-vindos. O segredo da beleza do hygge é, justamente, o equilíbrio entre todos os elementos existentes, sem sobrecarregar o espaço.

Você gosta do minimalismo da tendência hygge? Acompanhe nosso blog e redes sociais para saber muito mais sobre moda e decoração de uma maneira diferenciada e selecionada!