Miniaturas: confira como deixar a decoração do seu jeito

miniaturas

Miniaturas, assim como os móbiles, já vão além do universo infantil há muito tempo! É cada vez mais comum homens e mulheres adultos, aficionados por objetos e personagens variados, formarem suas próprias coleções de miniaturas de incontáveis tipos, temas e materiais.

As miniaturas estão por toda a parte e vão de réplicas de objetos de arte e automóveis a soldadinhos de chumbo ou personagens live action. E, muito mais do que apenas objetos de valor sentimental, elas têm servido como uma forma original de personalizar a decoração, deixando o espaço com o jeito dos donos.

Além disso, as miniaturas são ótimas oportunidades para quebrar a monotonia do espaço, promovendo descontração e bom humor. Elas contam histórias, fazem referências que encantam convidados e têm a capacidade de transportar para um mundo diferente.

No texto de hoje, você confere três exemplos que reforçam a delícia que é ter sua própria coleção de pequenos objetos. Apostamos que você mesmo vai querer montar a sua coleção depois de ler!

Cadeira Wassily: miniaturas de um objeto de design icônico

Alguns objetos de design transformaram a vida de muita gente, seja pela acessibilidade que eles trazem em si mesmos ou por sua beleza e inovação. Alguns ainda reúnem tudo isso, como é o caso da cadeira Wassily.

Projetada em 1925 pelo designer da Bauhaus Marcel Breuer, a cadeira leva o nome de ninguém menos que Wassily Kandinsky, um dos ícones do movimento modernista. O pintor teria ficado tão admirado pela cadeira que pediu algumas cópias para o seu ateliê, dando origem ao nome.

Inovador, o visual da cadeira foi inspirado pelo guidão da bicicleta Adler. Os primeiros modelos tinham assento e encosto em lona nas cores preta e branca, substituídos posteriormente por couro. Mesmo após mais de 80 anos, a cadeira continua atemporal, comprovando que o design de um produto simples, como uma cadeira, pode ser muito marcante e resistente ao tempo.

A miniatura da cadeira Wassily é uma ótima opção para presentear designers ou apaixonados por decoração! Ela combinaria perfeitamente como destaque na decoração de sala!  

miniaturas 2
Miniatura da cadeira Wassily, disponível na loja online Fina Estampa

Artesanato em miniatura

Carros vintage inesquecíveis, personagens de filmes, animais… Não existem limites quanto o assunto é decorar com pequenos objetos. Criar um mundo em tamanho reduzido é mesmo uma arte. E uma forma incrível de prestigiar artistas novos e talentosos é por meio do artesanato.

Utilizando uma gama imensa de materiais, como madeira, plástico e mdf e pintando as obras à mão, os artesãos criam, transformam e, muitas vezes, recebem até reconhecimento internacional.

Um exemplo interessante é o kit com 5 animais feitos à mão em mdf. As miniaturas de animais estão inseridas dentro de uma embalagem que parece uma caixinha de fósforo. Uma etiqueta identifica o animal e tem informações e curiosidades sobre cada um deles. O trabalho foi selecionado para prêmio da Associação Brasileira de Design Gráfico.

Réplicas de instrumentos musicais

Que os Beatles são a maior banda de rock da história é difícil contestar. Por isso, fã que é fã sempre tem uma guitarra branca, para fazer referência ao famoso “White Album”.

O disco duplo, lançado em 1968, é chamado de “The Beatles”, mas, por ter a capa branca, é carinhosamente apelidado pelos fãs como “Álbum Branco”. Icônico, o álbum traz algumas das canções mais emblemáticas da banda, como “While My Guitar Gently Weeps“, “Blackbird”, “Helter Skelter”, dentre outras. A miniatura da guitarra branca é um plus e objeto de desejo de todo beatlemaníaco que se preze!

miniaturas 3
Miniatura de guitarra Beatles, disponível na loja Fina Estampa

Outra banda que também costuma ter fãs apaixonados é o Guns ‘N’ Roses. Um dos ícones do hard rock dos anos 80 e 90, a banda tornou-se amada pelas músicas pesadas adornadas pelos agudos incomparáveis do frontman Axl Rose. Mas foram os riffs realizados pela guitarra Gibson nas mãos de Slash que imortalizaram de vez a banda! A miniatura da guitarra do Guns ‘N’ Roses faz diferença em qualquer prateleira de objetos e álbuns clássicos do grupo!

Você coleciona algum tipo de objeto? Compartilha aí nos comentários! Aproveite para seguir nossas redes sociais e acompanhar o blog para saber muito mais sobre decoração diferenciada e presentes criativos!