Objetos decorativos: a beleza do artesanato brasileiro

objetos-decorativos-1

O povo brasileiro é criativo naturalmente e, por isso, a produção artística nacional é muito vasta. E o artesanato brasileiro, especificamente, representa orgulho nacional! Das mãos de artistas capixabas, mineiros, baianos e de diversas outras áreas do Brasil, saem objetos decorativos inspirados e exclusivos.

São esculturas, roupas, cestas, utensílios e muitos outros elementos que provam que o artesanato não tem limites.

Confira um pouco mais sobre como investir na beleza da sua casa e escolher o melhor do artesanato para compor a decoração!

A relevância do artesanato brasileiro

Objetos decorativos fazem toda a diferença no resultado final da organização da sala, quarto, cozinha e qualquer outro cômodo que preferir. Mas escolhê-los não é tão simples quanto parece. Preservar o estilo e as preferências dos donos da casa é fundamental e, portanto, de nada adianta montar a decoração baseada apenas no que é tendência.

O artesanato é muito plural e traz consigo uma infinidade de possibilidades. No que diz respeito aos materiais, o barro, a madeira, a cerâmica e os tecidos são os mais frequentemente utilizados.

E mesmo com tanta beleza, muita gente ainda se sente insegura em utilizar o artesanato e objetos decorativos mais rústicos na decoração. Se você tem medo de investir nesses elementos, pode ficar tranquilo: o artesanato e a arte brasileira vem ganhando status ao longo dos anos.

A arte brasileira é cobiçada por arquitetos e designers de interiores de variados estilos. Objetos produzidos pelo nordeste brasileiro ou tribos indígenas são apreciados mundialmente. E a admiração não é apenas por conta da beleza das peças: é também graças ao seu significado.

São objetos decorativos que contam histórias, representam crenças e relatam experiências e costumes do cotidiano dos artistas.

Como estamos vivendo em uma era muito democrática em relação às preferências pessoais, não é preciso ter medo de ousar! Pelo contrário: que tal aproveitar a pluralidade e a personalidade de uma arte genuinamente brasileira também no seu lar?

objetos-decorativos-2
O artesanato brasileiro confere muito mais personalidade e estilo à decoração.

Objetos decorativos do artesanato na decoração

Apesar da perda do prestígio que a globalização e as tendências europeias e norte-americanas, o artesanato brasileiro tem muito a oferecer em termos de beleza e encanto.

São tantos objetos que combinam com os mais diversos ambientes que a dúvida é sobre quais escolher. Dentre os mais comuns, estão vasos e cestos, esculturas e elementos como mantas, redes de descanso e muito mais.

Por isso, listamos alguns elementos para te inspirar a decorar com o artesanato brasileiro. Vem ver!

Decoração com vasos e cestos

Quem viaja para o Nordeste do Brasil se encanta com os artigos de cerâmica fabricados na região. São inúmeros vasos incríveis que não servem necessariamente para receber flores!

Vasos grandes são excelentes enfeites para encantar na sala ou varanda, por exemplo. Se preferir, forme um conjunto de vasos pintados à mão. Os cestos, por sua vez, produzidos por fibras trançadas encantam a todos. Na verdade, a fibra trançada pode produzir esteiras, redes, balaios, chapéus e outros.

São objetos decorativos diversos, que impressionam pela habilidade manual dos artesãos de origem indígena do Amazonas, por exemplo. Nesse tipo de arte, é nítida a influência também da arte de povos andinos.

Esculturas

Além dos vasos mencionados acima, a cerâmica também cria diversos bonecos que retratam figuras típicas da região. São cangaceiros, baianas, retirantes e rendeiras criados de forma tão específica que são facilmente identificados por todo mundo que vê.

Outros materiais naturais, como as fibras, a cerâmica, a madeira e muitos outros podem servir de inspiração aos artesãos.

objetos-decorativos-3
Esculturas do artesanato brasileiro você encontra na loja online Fina Estampa

Mantas e redes

A renda e a tecelagem são outras maneiras muito famosas de artesanato. O cuidadoso e delicado trabalho de elaboração da renda é conhecida em todo o mundo. O trabalho das rendeiras é importantíssimo para a economia de alguns estados das regiões Norte, Nordeste e Sul.

Você pode aproveitar de tanta habilidade e cuidado para investir em uma bela peça para enfeitar sofá, mesa de jantar e investir também na decoração de banheiro.  

A tecelagem, por sua vez, é responsável pela confecção de roupas tecidas em algodão e lã. Toda a atividade de tecer era inteiramente rudimentar, desde o plantio e tratamento do algodão cru e ganga, até o tingimento dos fios. Depois, utilizando um tear, tapetes, mantas e roupas vão tomando forma.

O artesanato brasileiro só mostra o quanto nosso país é lindo, plural e surpreendente. Desde as técnicas usadas em peças simples até a trama intrincada da tecelagem, vale a pena investir em peças que fogem do esperado. Além de aproveitar a beleza para o decor, você ainda colabora com a economia local.

O que você acha do artesanato brasileiro? Inscreva-se na nossa newsletter, acompanhe o blog e redes sociais da Fina Estampa! Esteja sempre por dentro das novidades e dicas diferenciadas do universo da decoração e presentes!