A versatilidade dos quadros decorativos

quadros decorativos 1

Paredes brancas podem ser úteis em muitas ocasiões, mas, em muitos ambientes, podem significar monotonia e sensação de que algo está faltando. Então, por que não explorar esses espaços vazios dando a eles mais cor e alegria ao lançar mão de quadros decorativos? Eles são versáteis, podem ser utilizados em todos os cômodos da casa, caem muito bem para quebrar o excesso de sobriedade de escritórios e consultórios e conferem mais vida e personalidade a qualquer ambiente.

Ao contrário do que possa parecer, a composição com quadros decorativos não é complicada e nem exige muito tempo e dinheiro. Bastam algumas regras simples para escolher e harmonizar os elementos. Venha conferir como usar e abusar dos quadros decorativos com muito bom gosto!

quadros decorativos 2
Quadros decorativos são versáteis e fáceis de combinar com qualquer ambiente!

Como escolher os quadros decorativos?

Sua casa, escritório ou quarto precisa traduzir sua personalidade. É importante pensar se você é mais casual ou sofisticada, mais urbana ou romântica, mais adepta a cores fortes ou tons pastéis… Pensar na composição definindo essas preferências já será meio caminho andado para escolher quadros decorativos que conversem entre si. O próximo passo é descobrir como organizá-los e combiná-los ao ambiente.

Principais dicas para caprichar na composição com quadros decorativos

Para que a decoração com quadros fique impecável, é necessário conhecer algumas “regras de ouro”. Elas não são rígidas e você pode adequar de acordo com sua preferência, mas, em geral, funcionam para todos os ambientes.

  • Primeiramente, defina os limites que serão preenchidos com os quadros. Procure alinhar as molduras usando um limite imaginário ou a borda de algum móvel;
  • Se quiser preencher toda a parede com quadros decorativos, busque aqueles que tenham algo em comum, seja quanto à cor ou à temática;
  • Abuse de outros objetos de decoração: os quadros decorativos são incríveis sozinhos, mas, ao serem combinados com outros itens, como livros, vasos, estátuas, criam um ambiente ainda mais rico e interessante;
  • Uma ideia é usar um quadro maior, para chamar atenção, e alinhar outros menores às laterais do quadro central. O resultado é uma composição harmônica e elegante;
  • Mescle quadros verticais, horizontais e quadrados, mas sempre prestando atenção ao alinhamento das molduras.

Quadros decorativos por toda a casa

Ao contrário do que muita gente pensa, o lugar dos quadros decorativos não é exclusivamente na sala e nos quartos! Os quadros podem fazer parte da decoração do hall de entrada, varandas, cozinha e até nos banheiros! Confira um pouco sobre como decorar fora do eixo sala-quarto!

Hall de entrada e varanda

Reflita sobre a questão “quando alguém entra em sua casa, o que ele vê imediatamente?” e pense sobre a decoração da entrada da sua casa. Receber bem a família e amigos em casa é prioridade de todo mundo, afinal, todo mundo quer causar uma boa primeira impressão.

Por este motivo, é fundamental que o hall de entrada ou local próximo à porta reflita a personalidade dos donos e sirva como cartão de visitas. Para este ambiente, invista em quadros decorativos com temas que você e os demais moradores da sua casa gostem. Além disso, preocupe-se com as cores, quadros e demais itens de decoração da sala, para evitar desconexão entre os elementos.

Cozinha decorada com quadros

Por ser um dos cômodos mais frequentados da casa, a cozinha pode ser decorada com quadros de inspiração retrô ou retratando imagens de gastronomia, talheres, frutas e utensílios diversos. Mas, cuidado: leve em consideração que os materiais dos quadros precisam ser resistentes e fáceis de limpar, já que podem acumular gordura com o tempo.

Quadros decorativos no lavabo

Um quadro decorativo no banheiro pode ser o elemento chave para realçar a beleza do local. Mesmo banheiros pequenos podem ser decorados, especialmente com itens que gerem a impressão de ambiente mais amplo. Dê preferência a quadros decorativos pequenos e explore a parede acima ou ao lado do vaso sanitário.

Quadros decorativos sem furos na parede

Se você é do tipo que sempre gosta de mudar tudo de posição, deve ficar incomodada ao pensar em danificar a parede para colocar quadros. Afinal, o que serão dos furinhos quando o desejo for de tirar tudo para colocar na outra parede? Então, uma solução pode ser usar os quadros decorativos encostados na parede e no chão. A ideia parece ousada, mas fica incrível especialmente com quadros statement, ou seja, com quadros grandes e que chamam atenção. Usar e abusar de quadros decorativos sobre as escrivaninhas, balcões e prateleiras também é uma forma estilosa e cheia de personalidade de dar mais vida ao ambiente.

quadros decorativos 1
Quadros decorativos pela casa conferem charme e sofisticação

Pense na iluminação

Para finalizar, a iluminação é um item fundamental, afinal, de nada adianta belos quadros e itens de decoração se não houver destaque para eles. Escolha com cuidado os efeitos que deseja criar no ambiente e o tipo de lâmpada. Luminárias de parede e spots são também ótimas aliadas para realçar os quadros decorativos.

Quadros são incríveis, versáteis e dão um up em qualquer ambiente. Você usa algum outro truque para investir em quadros na decoração?

One thought on “A versatilidade dos quadros decorativos

  1. Pingback: Decore com objetos que contam história - Fina Estampa

Comentários não permitidos.